Bem-vindo visitante!  |  Entrar
 
Você está aqui: Skip Navigation LinksSão Lourenço

A cidade de São Lourenço - MG

Balneário Fonte Vichy
Eubiose Parque das Águas 
Trem das Águas Igreja Matriz

História da cidade

Na sede municipal está localizado o Parque das Águas, constituído de seis fontes de água mineral, duas alcalinas, uma gasosa, uma magnesiana, uma ferruginosa e uma sulfurosa, com moderno balneário para uso medicinal e esportivo, tido como a maior atração turística da região.

0 lugar era conhecido anteriormente como Água do Viana, em virtude da descoberta num brejal, de uma fonte de água cristalina, por Antônio Francisco Viana, o famoso caçador. Conta a tradição que as águas minerais de São Lourenço conquistaram fama graças a Antônio Francisco Viana, o formoso caçador que, ao visitar algumas terras herdadas nesta região, encontrou uma fonte de águas cristalinas fervilhantes. Ao provar a água que brotava do chão, surpreendeu-se pelo seu sabor. Posteriormente, percebeu o grande poder que esta fonte produzia a quem provasse suas águas. Logo, os efeitos miraculosos da nascente fizeram com que o lugar se tornasse um grande atrativo para as pessoas que ansiavam por experimentar esse poder mágico de cura.

O local passou a denominar-se Águas Santas do Viana ou, simplesmente, Águas do Viana. Inaugurada a estação ferroviária próxima à nascente, o fluxo de visitantes passou a aumentar, e as notícias sobre as histórias da fonte e os seus benefícios espalharam-se pela região. Pouco depois, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga, de família tradicional de Campanha, adquiriu o terreno onde hoje localizam-se as termas. Ali foi inaugurada a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, nome dado em homenagem a Lourenço Xavier da Veiga.

Em 1927, São Lourenço é elevado a município. Uma das principais estâncias hidrominerais do país, a cidade tem como atração o Parque das Águas - com sete fontes de água mineral, quadras de esporte, "solarium", bosque, lago e grande variedade na fauna e flora.

Como chegar